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3. Processo
Neste capítulo será explicado como configurar os processos principais. Para isto, utilize a entrada do menu "Processos" na aba lateral esquerda.

Para configurar outro processo existente, o usuário deverá possuir a devida permissão. Sua alteração será efetuada através do atalho "Trocar de módulo", no menu superior.

Um processo de negócio é um conjunto de atividades relacionadas. Estas produzem um serviço ou produto específico, podendo ser tanto para todos seus clientes quanto para um cliente em particular.

Etapa é a fase ou estágio na qual um elemento se encontra. Podem ser diferenciadas em um contexto através de:

Tramitações são momentos transitórios em que o elemento está em modificação de uma Etapa anterior a uma posterior.

Procedimentos são a Documentação do que deve ser executado em cada Etapa ou Tarefas de Processos Auxiliares.
3.1 Fluxo dos dados
Nesta página o processo é representado através de um fluxo de dados onde usuário poderá realizar ajustes no processo.

1
Sigla do Processo
2
Nome do Processo
3
Campo de escolha de Tipo de Processo
4
Início do Processo (círculo verde)
5
Tramitação (flechas)
6
Etapa (blocos)
 
A
Botões para modificações de etapas do Processo Principal
 
Para mais informações acerca dos ícones, visite o Anexo V - A. Legenda de Ícones
7
Fim do Processo (círculo vermelho)
8
Campos para modificação das dimensões permitidas do Fluxograma (ao posicionar o cursor)
9
Local para adicionar/editar Processos Adicionais

NOTAS:

1. Para que as Tramitações sejam visíveis no desenho do processo, as Etapas necessitam estar corretamente posicionadas no Quadro de Fluxo.

2. Alguns processos utilizam muitas Etapas, não sendo possível posicionar todas de forma que todas as Tramitações sejam visíveis. Porém, mesmo que uma Tramitação não seja visível no Quadro de Fluxo, enquanto estiver configurada adequadamente, funcionará.

3. Após arrastar alguma Etapa, o sistema fará o redesenho da Tramitação, podendo fazer com que leve algum tempo para que a mesma seja visualizada.


Ao navegar entre as abas na tela de configuração do Processo Principal, o usuário poderá clicar na aba Etapas, na qual é possível criar/editar/excluir etapas do processo:

1
Lista de etapas
2
Visualização de ícones de configurações da Etapa
 
Estes irão ser dispostos a partir do momento em que certas configurações forem acionadas na edição da etapa
 
Para mais informações acerca dos ícones, visite o Anexo V - A. Legenda de Ícones
3
Permissão de leitura/escrita/sem permissão para clientes/usuários
 
Para modificar basta clicar até aparecer a opção desejada.
4
Visualização dos prazos determinados na configuração da etapa
5
Local indicando a localização da Etapa no Fluxograma
 
A alteração de posição dos itens nesta aba não irá modificar sua posição no desenho do Processo
6
Botões para Criar/Excluir/Editar uma Etapa

Outra aba disposta na página de configuração do Processo Principal é onde encontra-se a lista de Tramitações existentes para manutenção e configuração das mesmas

1
Nome da etapa anterior à Tramitação
2
Botões referentes às configurações de disparo das Tramitações - para modificar basta clicar até aparecer a opção desejada.
3
Permissão de leitura/escrita/sem permissão para clientes/usuários - para modificar basta clicar até aparecer a opção desejada.
4
Nome da Tramitação- pode ser editada diretamente ao posicionar o cursor sob o local
5
Marcações de passagem, para modificar basta clicar no ícone até encontrar a situação desejada
6 Nome da Etapa posterior à Tramitação
7 Botões para Criar/Editar Estilo/Excluir/Configurar uma Tramitação
 
Para mais informações acerca dos ícones, visite o Anexo V - A. Legenda de Ícones

3.2 Etapas
Ao adicionar uma nova Etapa, o usuário será direcionado para a seguinte tela de cadastro:

1
Nome da etapa
2
Contexto da etapa
Dependendo da escolha do contexto, alguns campos serão modificados.
3
Tarefa a qual esta etapa estará designada
4
Posição da Etapa no Fluxograma
5
Situação da Etapa. Etapas em situação Inativa não serão apresentadas no desenho do processo, mas estarão presentes na aba Etapas.
6
Descrição da etapa
7
Opções para permissão do usuário
8
Opções para permissão de clientes
9
Opções de disposição da etapa no Fluxograma
10
Opções para salvar/excluir informações. O usuário deverá atentar às instruções ao lado da caixa de escolha

Após o cadastro da etapa, novos campos serão mostrados para dar continuidade à configuração da nova etapa:

1
Área com opções relacionadas aos Formulários
 
A
Opção para mostrar informações do cliente no formulário
 
B
Opção para mostrar informações do contato no formulário
  C Opção para paginar os elementos- no caso da existência de mais de um elemento
2 Área com opções para cadastrar e adicionar tramitações à Etapa

Após a configuração inicial da nova etapa, o usuário poderá navegar na abas que estarão acessíveis.
Caso escolha por editar a etapa criada, o usuário poderá configurar novas opções que estarão disponíveis:

1
Área com opções relacionadas aos Formulários
 
A
Opções de permissão para mostrar informações do cliente/contato
 
B
Opção para permitir alterar o contato do solicitante
 
C
Opções com permissões para informar convênio no formulário
 
D
Opções para informar data de entrada e prazo total
2
Opções referentes ao itens apresentados na etapa
 
A
Opção para listar itens na etapa
 
 
Ao selecionar esta opção, o sistema irá apresentar outras caixas de opções para modificar informações acerca dos itens listados
 
B
Opções pra mostrar o código do item e para preencher o cadastro geral do item antes da tramitação
 
 
Ao selecionar esta opção, o sistema irá apresentar outras caixas de opções para modificar informações acerca dos itens listados
3
Área com opções relacionadas à operações financeiras
 
A
Opções para permitir o gerenciamento de pagamentos/despesas
 
B
Opção para mostrar pendências financeiras
4
Área com opções relacionadas à entrega/envio
 
A
Opções para permitir escolher a forma de entrega/envio dos resultados
 
B
Opções para permitir escolher a liberação da entrega/envio dos resultados sem pegamento efetuado

3.2.1 Procedimentos

Ao navegar pelas abas da página de modificações da etapa, o usuário poderá escolher cadastrar um Procedimento à etapa:


1
Campos para preencher com informações para o cadastro de um novo procedimento
 
A
Campo para preenchimento do código do procedimento. O valor desse campo deverá ser único para todo o Sistema
 
B
Campo indicando o número de revisões do procedimento
 
C
Campo para preencher com o nome do procedimento
 
D
Caixa de escolha para restrições ao procedimento
 
E
Campo para preenchimento da descrição do procedimento
 
Para mais informações sobre Procedimentos, visite o Capítulo 15. Procedimentos

3.2.2 Configurações

Ao navegar pelas abas da página de modificações da etapa, o usuário poderá configurar outras funções contidas na etapa- para melhor visualização desta tela, a mesma foi dividida em duas imagens com suas devidas explicações:

1
Local para a definição de um prazo para a realização da tarefa
2
Campo para determinação do prazo para conclusão da Etapa em dias ou horas 
3
Campo para definir a carga de trabalho desta etapa
4
Opção para registrar as execuções realizadas
5
Opção para adicionar esta etapa como filtro de buscas estáticas
6
Área para definir a configuração da tarefa através de critérios específicos
7
Área para escolha do conteúdo presente no texto descritivo da tarefa
8
Área para designar o controle da quantificação de elementos da etapa
 
A
Indicador da quantidade atual de elementos na Etapa para a Tela de Controle
 
B
Indicador da quantidade de elementos que passaram pela Etapa para a Tela de Controle

Seguindo com as configurações da etapa, temos a seguinte imagem:

1
Campo para adicionar meta à Etapa
 
A meta pode ser crescente ou decrescente.
Ex: a meta é crescente quando a equipe de vendas quer sair da quantidade 0 de vendas e alcançar a quantidade de 10 produtos vendidos.
A meta é descrente quando a equipe quer alcançar o record de X dias sem acidentes, saindo do número de 10 acidentes para o número de 0 acidentes.
2
Opção para adicionar grupo de trabalho à Etapa
3
Opção para adicionar responsável pela Etapa
 
A
Opção para atribuir o mesmo responsável para a etapa posterior
4
Opção para ativar disparo automático

3.2.3 Formulários

Ainda nas abas de modificações da etapa, o usuário poderá configurar o formulário desta- caso deseja que a mesma contenha ou não formulários em sua apresentação.

1
Área para configuração de formulários presentes na etapa
 
A
Código do campo, o valor desse campo deverá ser único para todo o Sistema
 
B
Nome do campo
 
C
Opção para controlar as revisões feitas neste fomulário
 
D
Número de colunas do formulário de execução
 
E
Opção para bloquear/desbloquear campos do formulário
 
F
Opção para mostrar todos os campos de cálculos. Se desmarcado, é possível adicionar individualmente
 
G
Opção para mostrar a tabela de campos individuais em sentido vertical quando houver mais de um item
2
Área para adicionar ou cadastrar um campo de formulário nesta etapa
 
A
Campo para adicionar um campo já existente ao formulário de execução atual
 
B
Cadastrar um novo campo e associar ao formulário de execução atual
Para mais informações sobre Procedimentos, visite o Capítulo 4. Formulários

3.3 Tramitações
O usuário poderá configurar também as tramitações existentes no fluxo do processo através da aba Tramitações.
Nesta aba é possível criar, configurar, excluir ou editar o estilo de uma Tramitação. Ao escolher cadastrar uma nova tramitação, o usuário será direcionado à seguinte tela de cadastro:

1
Nome da Tramitação
2
Nome da Tramitação após sua passagem para outra etapa
3
Etapa anterior à Tramitação
4
Etapa posterior à Tramitação
5
Permissão de tramitação para cliente/usuário
6
Opção para liberar ou revogar cobrança
7
Área com opções para execução ao tramitar a etapa
 
A
Atribuir numerações ao tramitar
 
B
Atribuir data de entrada ao tramitar
 
C
Separar grupos de itens, caso estes estejam unidos
 
D
Opção para iniciar a execução da tarefa automaticamente
 
E
Indica retrabalho do Processo
 
F
Opção para finalizar o processo após tramitação
8
Área para escolher e atribuir solicitante pelo acesso do usuário / cliente
9
Opção para bloquear campos de cálculos, independente de permissão previamente estabelecidas
10
Opções sobre a apresentação posterior à tramitação da etapa

Após a criação da Tramitação, o usuário poderá configurá-la conforme desejar. Para uma melhor visualização, a tela de configuração da Tamitação foi dividida em duas imagens:

1
Área para configuração de restrições para a tramitação
 
A
Local para escolha do campo
 
B
Operador da restrição
 
C
Valor do campo de restrição
2
Área para configuração de restrições para a tramitação baseado em serviços específicos
 
A
Configuração da restrição por tipo de Item
 
B
Reação que deverá ocorrer se o tipo de Item coincidir
 
C
Opção para levar em consideração atividades obrigatórias de procedimentos
3
Área para adicionar uma Tramitação anexa à atual
 
A
Local para selecionar uma tramitação já existente no sistema, e adicioná-la
 
B
Local para indicar as informações para cadastro de nova tramitação
 
C
Opções de contexto para a dispersão da tramitação
4
Área para designar o controle da quantificação de elementos que passaram pela tramitação

Seguindo a configuração da Tramitação, temos outras opções para o usuário verificar:

1
Campo para adicionar meta à Tramitação
 
A meta pode ser crescente ou decrescente.
Ex: a meta é crescente quando a equipe de vendas quer sair da quantidade 0 de vendas e alcançar a quantidade de 10 produtos vendidos.
A meta é descrente quando a equipe quer alcançar o record de X dias sem acidentes, saindo do número de 10 acidentes para o número de 0 acidentes.
3
Área para configuração de operações entre campos existentes no sistema
 
A
Local para escolha do campo de destino das informações
 
B
Local para escolher o tipo de operação a ser realizada entre os campos
 
C
Local para escolha do campo de origem das informações
3
Área para adicionar outro processo à esta tramitação
 
A
Local para escolha do processo a ser adicionado
 
B
Local para escolha da tramitação inicial deste novo processo


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